Entre Aspas

° ° °

aspas

º ♥ º •

aspas1Competências são um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento. 

Scott B. Parry, autor do artigo The Quest For Competencies

º •

aspasAprendi que não existe sorte: quanto mais se trabalha, mais as oportunidades surgem. É uma matemática simples. Estou disponível 24 horas para o trabalho, mas não porque me cobram isso. Mas porque amo muito tudo o que faço. Estar disponível não quer dizer necessariamente trabalhar longas jornadas, mas ver em tudo o que acontece ao seu redor  formas de se conectar com seu trabalho…

Deborah Abi-Saber, Diretora RH da Red Bull

° ° °

aspasNessas épocas adversas e turbulentas, a maioria das pessoas não conseguem alguém para conversar, ninguém com quem dividir suas dúvidas e angústias, e ninguém para discutir suas ideias de solução. Quando o profissional de RH consegue ser esse personagem e atuar como facilitador dessa reflexão, ele consegue cumprir uma parte importante e fundamental do seu papel dentro de uma comunidade corporativa.

Elaine Saad, Presidente da ABRH-BRASIL

× »

Muitas vezes, o conceito de inovação é ligado somente à tecnologia, o que é um erro. Inovar significa pensar fora da caixa, criar uma solução nova ou apenas melhorar algo que já existe e que pode ser feito de maneira diferente, mais eficiente e produtiva. “A inovação vai além de novas tecnologias. Ela pode ser aplicado a um produto já existente ou mesmo na melhoria de processos. Essa visão ampla é fundamental”. 

Rafael Mingone, professor da Trevisan Escola de Negócios

¤ º × » ¤ º

entre-aspas

º •

A inteligência cognitiva envolve a habilidade de raciocinar, planejar, aspas12resolver problemas, aprender rápido e pensar de forma abstrata.A emocional, definida por Daniel Goleman, é a capacidade de controlar seus impulsos, canalizar suas emoções e motivar as pessoas. Sua fonte é o autoconhecimento. […] A moderna vida nas organizações está exigindo outra modalidade de inteligência, a organizacional. Trata-se da capacidade de ler e entender os ambientes sociopolíticos, de aprender a aplicar a cultura, de entender os ritos, mitos e heróis de cada organização. O profissional que quer se integrar a uma corporação precisa desenvolver e praticar a sua inteligência organizacional.

Luiz Carlos Cabrera, escreve sobre carreira.

° ° °

aspas-imagemUm conceito muito próximo ao de gestão por competências é o de gestão de desempenho. A diferença entre os dois é que a gestão de desempenho coloca mais ênfase na avaliação […] isso não significa que a gestão por competência não preveja avaliação;  a comparação entre resultados pretendidos e alcançados é uma etapa importante do processo de gestão por competências. […] Para unir o melhor dos dois modelos, estudiosos e organizações começam a usar o conceito de gestão de desempenho por competências.

Pearson Education do Brasil

° ° °

aspas-coloridaNo fundo, somos todos aprendizes. Não é preciso ensinar uma criança a aprender. Elas são intrinsecamente curiosas, excelentes aprendizes aprendizes.aspas-colorida Aprendem a andar, falar e viver por conta própria (…) Aprender não só faz parte da natureza humana  (…) nós adoramos aprender (…) É o processo pelo qual os seres humanos, individualmente ou em grupo, passam para poder produzir resultados que não poderiam produzir antes.

Peter Senge, Pesquisador Senior do MIT

¤ º × » ¤ º

aspasRH é ciência, é estudo, técnica.Temos conceitos, metodologia, história. Para ser RH, é preciso ou nascer RH ou se descobrir RH. É algo que vem das entranhas, é algo que nos dá um prazer imenso. O prazer de poder fazer o outro sentir-se melhor com o que é e com o que faz. Para mim, não há mais espaço, no futuro, para organizações que não tenham clara sua estratégia para lidar com pessoas. É essa estratégia que determinará quem nelas escolherá trabalhar, quem elas atrairão e conseguirão manter engajadas no trabalho.

Elaine Saad, Presidente da ABRH-BRASIL

º •

aspasA área de Recursos Humanos se vê diante de desafios em função do avanço tecnológico, das mudanças demográficas e das novas gerações que ingressam no mundo corporativo, Diante dos novos paradigmas decorrentes desses fatores, é aspasnecessário que o gestor de RH adote um novo modelo mental, capaz de ajudá-lo a criar alternativas para vencer obstáculos – e o quanto antes melhor, pois o tempo das mudanças é implacável.

Leyla Nascimento, ABRH

º ♥ º •

[…] O fato alarmante é que, embora o mundo dê sinais o tempo todo aspas1de que tudo muda (e muda rápido), não estamos preparados para as mudanças. Trabalhamos ainda com base na certeza e na segurança e, muitas vezes, na esperança de que o planejamento traçado para daqui a cinco anos aspas2vai sair exatamente como pensado. A falta de uma cultura de mudança faz com que as empresas – e as pessoas – não consigam reagir aos imprevistos.

Daniela Diniz, redatora senior Você RH

♣ ♣ ♣

aspas-verde

° ° °

É preciso enxergar que as empresas são agentes de mudanças, que também possuem um real compromisso com a sociedade. […] A mudança de paradigma do sistema  em que vivemos está em um aspas-coloridatermo conhecido como ‘talentismo’ [,,,] O ‘talentismo’ nada mais é do que a valorização de uma empresa ao seu capital humano seja ele parte da equipe de colaboradores , da carteira de clientes ou da comunidade que, de alguma forma, participa de sua atuação.  Toda companhia que atua no cenário moderno do capitalismo precisa estar de acordo com esse conceito e perceber que as pessoas são mais importantes que o dinheiro.

Wellington Rodgério, Diretor-financeiro Grupo Sabará

• ° ·

aspas[…] quando estiver em dúvida sobre qual decisão tomar, olhe para dentro de si e para seus valores. Eles são os seus guias para optar pelo melhor , num cenário que parece o pior. Feitas as escolhas certas, quando a crise passar, o país, as organizações e os profissionais deverão sair fortalecidos.

Tatiana Sendin, Editora-chefe da Você RH

aspas3Treinar e estimular a equipe é primordial e ponto estratégico para qualquer organização. É muito difícil encontrar um aspas4profissional pronto e que ‘aguente’ com firmeza a pressão, […] Muitas vezes o funcionário cresce dentro da empresa e acaba tornando-se um líder, porém não foi treinado a pensar e trabalhar como um. Esse tipo de experiência, além de desastrosa, é traumática e estressante. A capacitação de um funcionário de alto padrão dentro de uma corporação é de extrema importância.

Scher Soares, CEO da Triunfo Consultoria e Treinamento

¤ ¤ ¤ ¤ ¤

abre-aspas

¤ º × » ¤ º

“O autoconhecimento é fundamental para as pessoas, seja no plano profissional, seja no plano pessoal […] Se não refletimos sobre nossos pontos fortes e fracos, quem somos,  do que gostamos, o que aspas-imagemqueremos e o que realizamos, fica muito difícil, por exemplo, num processo seletivo ou numa avaliação de desempenho transmitir essas informações para alguém. […] Neste mundo de mudanças tão rápidas, é a consciência de nossas competências e dos gaps que precisamos superar que nos faz buscar o aperfeiçoamento necessário para que estejamos sempre competitivos”.

Miriam Rodrigues, coordenadora de pós, na Universidade Mackenzie

• ·

aspas 7Nos dias de hoje, nosso grande desafio é aprender a trabalhar melhor. utilizando melhor o tempo no dia a dia. Para isso, precisamos descobrir aquilo que mais consome o nosso tempo e trabalhar na redução desse item. aprender a priorizar com base em critérios de resultado para conseguir planejaraspas8 e ter maior flexibilidade […] Nesse sentido, o ponto mais importante é saber se planejar.

Christian Barbosa, especialista em Gestão do Tempo.

O QUE DIZER?o-que-dizer

¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

aspas-colorida“Tenho percebido que nos últimos anos estamos passando por aquele momento em que parece que a criatividade cessa e os grandes autores , e os novos, não conseguem escrever algo realmente novo. Algo que pudéssemos pensar que fosse tão revolucionário que acabaria nos dando uma sensação de empolgação misturada com medo […] Estamos num momento tão profundo de transformação que não abandonamos ainda os velhos modelos que, de alguma forma, sabemos que não queremos usar mais, mas ao mesmo tempo não nos apegamos aos novos”.

Elaine Saad, Presidente da ABRH-BR

¤

Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, aspassonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebros, músculos, nervos, todas as partes de seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso.

Swami Vivekananda, pensador hindu

◊ ◊ ◊

images1

aspas1Atualmente, devido às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, é de fundamental importância que as organizações estejam voltadas para a gestão de aspas2recursos humanos e torna-se visível que o diferencial competitivo das organizações está nas pessoas nelas inseridas […] 

Lucas Veiga/ Jaime Peixoto, professores

° ° °

gestao-pessoas

Olhando para o futuro […] veja qual o melhor estilo de gestão a aaspas3dotar […] o principal objetivo é aspas4estruturar processos de gestão mais transparentes.

Juliana Klein, editora Gestão e Negócios

¤ º × » ¤º

aspas1A internet está para a Geração Y como as bibliotecas ou bancas de jornal está para as gerações anteriores […]

aspas2Flávia Lippi, da Lippi IDLH

º ♥ º •

aspasA complexidade vem de fora: da crise, do mercado, da política. Então, pelo menos dentro da empresa vamos tentar tornar as coisas mais simples. É hora de rever os processos, diminuir a burocracia, facilitar a comunicação, dar fluidez às iniciativas. Simplificar é a saída. […] só explica, quem quer simplificar. Quem não quer, complica. […] Há pessoas sofisticadíssimas, intelectualizadas, que levam vida plena, realizam trabalhos difíceis, apreciam leituras profundas e têm hábitos peculiares. E mesmo assim, são pessoas simples, descomplicadas. E há também pessoas com pouca profundidade, que realizam aspastrabalhos repetitivos, que têm pouca ambição de realização, que apreciam rotinas e evitam os sustos de uma vida aventurosa. Estas são complicadas e para elas tudo é difícil, em geral, impossível.

Eugênio Mussak, professor da FIA

♦ ♦ ♦

entre-aspasnova-gestao¤

aspasO objetivo do nosso programa de ambientação é gerar nos novatos o sentimento de pertencimento e engajamento em relação à empresa.     

Rodrigo Fernandes, diretor de RH da Net Serviços

º Δ • º

 aspas9mandelaOs líderes sabem bem que a crítica construtiva no seio das estruturas da organização, por mais ferina que seja, é um dos aspas10métodos mais eficazes de resolver problemas internos.  

     Mandela, líder sul africano

Ξ

aspas4A Gestão de Pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos. […] A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas […] Do forte impacto das mudanças e do intenso movimento pela qualidade e produtividade, surge uma constatação: o grande diferencial […] decorre das pessoas que nela trabalham. aspas4
                                   Idalberto Chiavenato, escritor

♥♥♥

O Segredo é Ter Foco:

foco¤ ¤ ¤

aspas9

O RH é uma área pensante na sua organização? Sem preconceitos, é absolutamente assertivo dizer que hoje a área ajuda a definir as estratégias da empresa e participa ativamente do negócio. Mas qual a diferença entre o RH do passado para o de hoje? O anterior era responsável por controles, o RH atual e estratégico, conquista, desenvolve e mantém talentos. Potencializa aspas10o sentimento de orgulho do funcionário e minimiza os efeitos de eventuais crises.

Welington Maciel, in RH que Dá Lucro

• • •

como-bater-metasmetas

 

 

 

 

• • •

 aspas9Se pudéssemos saber, em primeiro lugar, em que ponto nos encontramos e até que ponto podemos avançar, estaríamos aspas10em melhores condições para julgar o que deve ser feito e como fazê-lo… 

Abraham Lincoln, ex-presidente USA

• • •

mudanças-organizaçãoaspas4Nesse mundo, você tem poucas oportunidades de fazer a diferença, nem sempre você é respeitado como pessoa e, muito menos, por seus sonhos, a não ser que eles batam com os aspas4objetivos da empresa. É preciso ter um propósito além de ganhar dinheiro. 

 Engenheiro Sérgio Queiroz, da Elektro

aspas9

É importante ter uma proposta de valor para o empregado que o cative e que reflita o dia a dia da organização. Não adianta falar que o ambiente é flexível se impera a burocracia. Nem que há autonomia se os gestores são aspas10centralizadores. Os profissionais hoje estão menos tolerantes com o descolamento entre o discurso e a prática.

José Eduardo Costa, Diretor de Redação da Você RH

¤ º × » ¤º

bill-gates¤¤¤